quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Exercícios de Revisão II - 7ª série

1. Substitua os Asteriscos por: Mal ou Males / Mau ou Maus - Má ou Más:

01. No ano passado, a firma possuía um ** administrador.
02. Ficamos preocupados, ** ouvimos a notícia.
03. O ** está sempre à nossa volta.
04. Eu ** compreendia o que estava acontecendo.
05. ** saímos de casa, quase fomos assaltados.
06. Antônio fala ** o Inglês.
07. Não seja pessimista, nem todo o político é **.
O8. O combate entre as forças do bem e do ** é eterno.
09. Ele jamais entenderá o ** que causou a todos.
10. Está com um ** incurável.
11. Estava de tão ** humor que ** falou comigo.
12. Não creio que seja um mau sujeito.
13. A luta contra o ** é tão antiga quanto o homem.
14. Tranqüilizou, ** entrou no consultório.
15. A seleção brasileira jogou **, mas conseguiu vencer a partida.
16. O ** é que não se toma nenhuma atitude.
17. ** você chegou, ele saiu.
18. Trata-se de um ** administrador.
19. Comportou-se ** durante a reunião.
20 ***-Humorados de todo o mundo unam-se!

GABARITO

01. No ano passado, a firma possuía um mau (=bom) administrador.
02. Ficamos preocupados, mal (= quando) ouvimos a notícia.
03. O mal (= bem) está sempre à nossa volta.
04. Eu mal compreendia o que estava acontecendo.
05. Mal (= quando) saímos de casa, quase fomos assaltados.
06. Antônio fala mal (= bem) o Inglês.
07. Não seja pessimista, nem todo o político é mau (= bom).
08. O combate entre as forças do bem e do mal é eterno.
09. Ele jamais entenderá o mal (= bem) que causou a todos.
10. Está com um mal incurável (= doença).
11. Estava de tão mau humor (= bom) que mal falou comigo.
12. Não creio que seja um mau (= bom) sujeito.
13. A luta contra o mal (= bem) é tão antiga quanto o homem.
14. Tranqüilizou, mal (= quando) entrou no consultório.
15. A seleção brasileira jogou mal (=bem), mas conseguiu vencer a partida.
16. O mal (= substantivo) é que não se toma nenhuma atitude.
17. Mal (= quando) você chegou, ele saiu.
18. Trata-se de um mau administrador (= bom).
19. Comportou-se mal (=bem) durante a reunião
20. Mal-Humorados (= bem) de todo o mundo uni-vos!

2.O USO DO MAIS, MAS E MÁS
NO LUGAR DOS ASTERISCOS COLOQUE [MAIS] [MAS] ou [MÁS]:


01 - Pedro estuda, ** não aprende.
02 - Vendeu ** livros neste mês que no anterior.
03 - Bonitinha, ** ordinária.
04 - A população pede ** escolas.
05 - Ela não é bonita, ** conquista pela simpatia.
06 - Ele foi quem ** tentou; ainda assim, não conseguiu.
07 - Dizem as ** línguas que ele vai ser o nosso prefeito.
08 - Municípios exigem ** escolas.
09 - Amor é igual fumaça: sufoca, ** passa.
10 - Este país está cada dia ** violento.
11- Tentei chegar na hora, ** me atrasei.
12 - Não ganhei o prêmio, ** dei o melhor de mim.
13 - As ** ações empobrecem o espírito.
14 - É o Rio de Janeiro a cidade ** violenta do Brasil?
15 - Estes alunos estão ** bem preparados que aqueles.
16 - É um dos países ** miseráveis do planeta.
17 - Elas pareciam invencíveis, ** foram derrotadas.
18 - Ele trabalha muito, ** ganha pouco.
19 - Todos querem ** amor.
20 - Queria viajar, ** não consegui comprar passagem.

GABARITO

01 - Pedro estuda, mas não aprende.
02 - Vendeu mais livros neste mês que no anterior.
03 - Bonitinha, mas ordinária.
04 - A população pede mais escolas.
05 - Ela não é bonita, mas conquista pela simpatia.
06 - Ele foi quem mais tentou; ainda assim, não conseguiu.
07 - Dizem as más línguas que ele vai ser o nosso prefeito.
08 - Municípios exigem mais escolas.
09 - Amor é igual fumaça: sufoca, mas passa.
10 - Este país está cada dia mais violento.
11- Tentei chegar na hora, mas me atrasei.
12 - Não ganhei o prêmio, mas dei o melhor de mim.
13 - As más ações empobrecem o espírito.
14 - É o Rio de Janeiro a cidade mais violenta do Brasil?
15 - Estes alunos estão mais bem preparados que aqueles.
16 - É um dos países mais miseráveis do planeta.
17 - Elas pareciam invencíveis, mas foram derrotadas.
18 - Ele trabalha muito, mas ganha pouco.
19 - Todos querem mais amor.
20 - Queria viajar, mas não consegui comprar passagem.

3. Conceitue figura de linguagem.

É uma forma de expressão que consiste no uso de palavras em sentido figurado, isto é, em um sentido diferente daquele em que elas são empregadas normalmente.

4. Indique qual a figura de linguagem empregada nas frases abaixo: (Comparação, metáfora, metonímia, Prosopopeia ou personificação, hipérbole, eufemismo, ironia onomatopeia.) Consulte as seguintes páginas da gramática: 113-119.

a)Minha boca é um tumulo.(metáfora)
b)Essa rua é um verdadeiro deserto.(metáfora)
c)O meu coração está igual a um céu cinzento.(comparação)
d)O carro dele é rápido como um avião.(comparação)
e)O céu está mostrando sua face mais bela.( prosopopeia)
f)O cão mostrou grande sisudez.( prosopopeia)
g)Li Jô Soares dezenas de vezes. (a obra de Jô Soares) (metonímia)
h)O ginásio aplaudiu a seleção.(metonímia) “ginásio está substituindo os torcedores”
i)Vários brasileiros vivem sem teto, ao relento.(metonímia)”teto substitui casa”
j)Suou muito para conseguir a casa própria.(metonímia)”suor substitui o trabalho”
k)Ele foi repousar no céu, junto ao Pai.( eufemismo)”repousar no céu = morrer”
l)Os homens públicos envergonham o povo.(eufemismo) “homens públicos = políticos”
m)Ela chorou rios de lágrimas.( hipérbole)
n)Muitas pessoas morriam de medo da perna cabeluda. (hipérbole)
o)Que alunos inteligentes, não sabem nem somar. (ironia)
p)Se você gritar mais alto, eu agradeço. (ironia)
q)Com o au-au dos cachorros, os gatos desapareceram. (onomatopeia)
r)Miau-miau. – Eram os gatos miando no telhado a noite toda. (onomatopeia)

5.(UFPE) Nos enunciados abaixo, a palavra destacada NÃO tem sentido conotativo em:

a) A comissão técnica está dissolvida. Do goleiro ao ponta-esquerda.
b) Indispensável à boa forma, o exercício físico detona músculos e ossos, se mal praticado.
c) O melhor tenista brasileiro perde o jogo, a cabeça e o prestígio em Roland Garros.
d) Sob a mira da Justiça, os sorteios via 0900 engordam o caixa das principais emissoras.
Resposta:B

6.(UFPE) Assinale a alternativa em que o autor NÃO utiliza prosopopéia.

a) “A luminosidade sorria no ar: exatamente isto. Era um suspiro do mundo.” (Clarice Lispector)
b) “As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem…” (Drummond)
c) “Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu.” (Clarice Lispector)
d) “A poesia vai à esquina comprar jornal”. (Ferreira Gullar)
e) “Meu nome é Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de Melo Neto)
Resposta:E

7.(PUC - SP) Nos trechos: "O pavão é um arco-íris de plumas" e "...de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira..." enquanto procedimento estilístico, temos, respectivamente:

a)metonímia e aliteração
b)anáfora e metáfora
c)hipérbole e metáfora
d)comparação e repetição
e)metáfora e polissíndeto
Resposta:E

8. Conceitue ambiguidade.

É a duplicidade de sentidos que pode haver em uma palavra,em uma frase ou em um texto inteiro.

9.Explique a ocorrência da ambiguidade nas frases abaixo:

a) Ana disse à amiga que seu namorado havia chegado. (O namorado é de Ana ou da amiga?)
b) O pai falou com o filho caído no chão. (Quem estava caído no cão? Pai ou filho?)

Um comentário:

Unknown disse...

vlw me ajudou a estudar